>
>
>
Seminário Ibaté retoma função formativa, após 50 anos

Seminário Ibaté retoma função formativa, após 50 anos

A missa de reinauguração do seminário aconteceu no dia 19 de março e foi presidida por Dom João Bosco Barbosa

Foto da Catedral
O então Seminário Menor Metropolitano foi reinaugurado na Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria. Foto: Sandro | Pascom São José – Mairinque

A missa de reinauguração do seminário aconteceu no dia 19 de março e foi presidida por Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo diocesano. Após um intervalo de 50 anos, o seminário recebeu a nova turma da etapa inicial da formação presbiteral, marcando um momento significativo na história da Diocese de Osasco.

A reinauguração contou com a presença de formadores, padres, seminaristas, religiosas e leigos da diocese, que se reuniram nesta solenidade em homenagem a São José, patrono do seminário de Osasco, na capela dedicada ao Imaculado Coração de Maria, em Ibaté, São Roque.

Dom João enfatizou que a antiga casa, que havia perdido sua utilidade como seminário, agora ressurge como um espaço vital para estudos e aprimoramento vocacional, destacando a significativa busca vocacional, enriquecendo a comunidade eclesiástica.

“Esta casa, que ficou sem utilidade como seminário naquele tempo, voltou a ser um local de estudos e aprimoramento da vocação. Vemos sinais muito claros de busca da vocação, o que enriquece nossa igreja e traz novamente a presença e a ação de graças a Deus, que é o doador das vocações, tornando-nos mais responsáveis pelo caminho que devemos seguir com a Igreja na santificação do povo de Deus”, disse o bispo.

Pe. Vagner Moraes, reitor do Seminário Diocesano São José e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), fez a leitura da placa de reinauguração e explicou que o atendimento da casa será coordenado por um padre reitor de referência, auxiliado por outro padre colaborador. Além dos padres já envolvidos na formação, haverá também a contribuição de professores e alguns leigos, responsáveis pela instrução dos futuros seminaristas.

Questionado sobre a missão de assumir a direção da nova casa do Propedêutico Santo Antônio, em meio aos desafios e a adaptação dos estudantes, o reitor Pe. Adilson Rampaso informou que as questões administrativas estão sendo estruturadas para a nova realidade. “A casa é muito grande, mas seus espaços nos proporcionam momentos de espiritualidade, reflexão, partilha e descobertas. É na oração e na vida em comunidade que estamos crescendo e buscando incessantemente viver a unidade e a comunhão, pois é essa a realidade que vamos construir”, concluiu Pe. Adilson.

O Propedêutico Santo Antônio conta com 16 jovens, que se prepararam para ingressar na casa durante um retiro espiritual realizado dos dias 26 de fevereiro a 01 de março

 

Meire Elaine – Comunicação Diocesana

 

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025