>
>
>
Assembleia Diocesana: a Igreja particular de Osasco se prepara para o Jubileu de 2025

Assembleia Diocesana: a Igreja particular de Osasco se prepara para o Jubileu de 2025

No sábado, 18 de maio, realizou-se a Assembleia Diocesana no Colégio Misericórdia, em Osasco, , abordando o tema “Peregrinos da

Foto da Catedral
Dom João conduziu a abertura do evento. Foto: Felipe Gazoli | Pascom Diocesana

No sábado, 18 de maio, realizou-se a Assembleia Diocesana no Colégio Misericórdia, em Osasco, , abordando o tema “Peregrinos da Esperança” em preparação para o Jubileu de 2025. Além do clero, seminaristas e religiosos, foram convocados membros das lideranças de cada paróquia para essa reflexão.

O evento teve início com a entronização da Palavra e as Laudes, seguida pela acolhida de Dom João Bosco, bispo diocesano, aos participantes da assembleia.

O Pe. Fernando Ribeiro, coordenador diocesano de Pastoral, conduziu a exposição sobre a Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário. Durante a palestra, ele explicou que a palavra “peregrino” vem do latim e significa alguém que está apenas de passagem, sem um lugar fixo. Relacionando à nossa jornada espiritual, enfatizou que a vida eterna dá sentido à nossa existência temporária e que, sem essa esperança, a vida terrena perde seu significado, conforme sublinhado pelo Concílio Vaticano II. Referindo-se aos ensinamentos do Papa Francisco, o padre citou o parágrafo 19 da bula papal, que assegura que nossa vida está orientada para o encontro com o Senhor da glória.

Citando o Cardeal Ratzinger, Pe. Fernando destacou a dificuldade dos cristãos em aceitar um futuro utópico na terra e a necessidade de lutar contra o mal com a graça de Deus. Ele afirmou que a Palavra de Deus é a luz que nos guia na escuridão, e que da esperança nasce a paciência, uma virtude próxima.

Sobre o Jubileu de 2025, o padre destacou que este nos prepara para o Jubileu de 2033, que marcará os dois mil anos da redenção, ressaltando que a história não termina com a morte e que a fé na ressurreição fundamenta nossa esperança. Explicou ainda que, enquanto a remissão dos pecados ocorre através do Batismo e da Confissão, a indulgência remove as penas temporais associadas ao pecado. Ele concluiu reafirmando o papel da Igreja como dispensadora das graças de Deus, com o poder de ligar e desligar dado por Cristo, simbolizado por Pedro.

Dando sequência ao encontro, o padre Vinícius Soares, assessor diocesano da Pastoral Litúrgica, falou sobre o ‘Ano da Oração’, proposto pelo Papa Francisco como caminho de preparação para o Jubileu 2025. Ele também apresentou a iniciativa das ’24 horas para o Senhor’, a ser realizada em todas as paróquias da diocese nos dias 7 e 8 de junho.

Ao final da assembleia, o padre Ricardo Rodrigues, secretário de Pastoral, trouxe as orientações para a indicação dos novos coordenadores diocesanos das pastorais, movimentos e serviços, que deverão ser apresentados no dia 24 de novembro, na Missa Diocesana da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

 

Meire Elaine – Comunicação Diocesana

Álbum completo: Assembleia Diocesana | 2024

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025