>
>
>
Festa de Santo Antônio atrai milhares de devotos à Catedral de Osasco

Festa de Santo Antônio atrai milhares de devotos à Catedral de Osasco

A Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Osasco, da Diocese de Osasco e da Catedral, ocorreu no dia

Foto da Catedral
Imagem extraída do Facebook Catedral Santo Antônio. Crédito @trinitasfotografia

A Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Osasco, da Diocese de Osasco e da Catedral, ocorreu no dia 13 de junho. As festividades tiveram início no dia 12 de junho com o levantamento do mastro, em frente à igreja.

As comemorações em louvor a Santo Antônio começaram com a Trezena Peregrina, na qual algumas paróquias, eventos e instituições católicas receberam a visita da imagem e relíquias do santo. A trezena na igreja mãe da diocese foi realizada de 1 a 13 de junho, envolvendo o clero e agentes das 9 regiões pastorais que compreendem o território diocesano.

Já no dia 12 de junho, após a missa das 19h, aconteceu a celebração com o levantamento do Mastro de Santo Antônio. A procissão, que conduziu o mastro preparado na casa de um paroquiano, foi guiada pelas mãos dos devotos da comunidade, reunindo centenas de fiéis. A tradição é mantida na cidade há décadas, simbolizando a devoção e a fé da comunidade.

No dia 13 de junho, a programação religiosa na Catedral incluiu três missas. A primeira, às 7h, foi celebrada pelo vigário Pe. Vinícius Soares e contou com a bênção do bolo e dos pães de Santo Antônio. O bispo de Osasco Dom João Bosco presidiu a missa diocesana, às 10h, contando com a presença de padres da diocese, além do Seminário São José e religiosos e religiosas da Igreja Particular de Osasco.

Durante sua homilia, o bispo recordou as inúmeras virtudes de Santo Antônio, dentre elas a simplicidade e a humildade, características que favoreciam a compreensão do povo. Referindo-se ao Ano da Oração, Dom João destacou duas palavras que, segundo ele, traduzem muito bem o que Santo Antônio fez na sua evangelização aos que se sentiam abandonados e sem horizonte: esperança e paciência.

“A esperança só existe no nosso coração se tivermos paciência para suportar o momento presente tão adverso, sabendo que a esperança não confunde”, concluiu o bispo.

Dom João Bosco presidiu a segunda missa do dia. Foto: Pascom Diocesana 

A terceira missa do dia, às 15h, foi presidida pelo pároco da Catedral, Monsenhor Claudemir José, concelebrada pelos vigários locais e demais sacerdotes presentes, e seguida de uma procissão pelas ruas da cidade.

Após a chegada da procissão, ocorreu o show pirotécnico, marcando o encerramento das celebrações em honra a Santo Antônio. A festa atraiu milhares de pessoas, em um momento de fé e devoção ao padroeiro principal da Diocese de Osasco.

Durante todo o dia, houve a distribuição gratuita de pães abençoados, uma ação coordenada por voluntários da igreja, que ocorreu na frente da Torre da Catedral.

Meire Elaine – Comunicação Diocesana
Álbum completo: Festa de Santo Antônio 2024

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025