>
>
>
Despedida de Monsenhor Paulo Link ressalta o legado missionário deixado por seu testemunho em Carapicuíba

Despedida de Monsenhor Paulo Link ressalta o legado missionário deixado por seu testemunho em Carapicuíba

“A vida se engrandece quando é doada e se empobrece quando é retida”, Dom João Bosco. No dia 1º

Foto da Catedral
Dom João e os irmãos de Ministério do Monsenhor Link, durante o rito das exéquias. Foto: Pascom Santa Rita
 “A vida se engrandece quando é doada e se empobrece quando é retida”, Dom João Bosco.

No dia 1º de agosto de 2025, a Diocese de Osasco se despediu de um de seus mais notáveis missionários: Monsenhor Paulo Link. Nascido na Alemanha em 1939 e ordenado sacerdote aos 26 anos, em Roma, o Monsenhor dedicou mais de cinco décadas ao serviço da Igreja no Brasil, especialmente em Carapicuíba, onde deixou profundas marcas de evangelização, caridade e formação comunitária.

Após seu falecimento, ocorrido na manhã do dia 1º, o corpo de Monsenhor Paulo foi velado na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Carapicuíba, comunidade onde exerceu seu Ministério por mais de duas décadas e foi seu primeiro pároco. O velório teve início ainda na madrugada do dia 2, com missas celebradas ao longo do dia em quatro horários distintos: às 8h, presidida pelo pároco local, Pe. Alexandre Pessoa Garcia, e posteriormente às 10h, 12h e 15h, conduzidas por padres da Diocese de Osasco, com a presença de vários concelebrantes.

Padre Riomar presidiu a missa do meio-dia. Foto: Pascom Santa Rita

A Missa Exequial, às 17h, foi presidida por Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo diocesano, que destacou em sua homilia a vida entregue ao Reino de Deus e a simplicidade evangélica do Monsenhor. O Pe. Riomar Aristide, que nos últimos anos cuidou do acompanhamento pastoral e pessoal do Monsenhor, além de ter presidido uma das missas de despedida, irá acompanhar o traslado do corpo para a Alemanha, atendendo ao desejo de Monsenhor Link de ser sepultado junto à sua família.

Na homilia proferida durante a missa de corpo presente do Monsenhor Paulo Link, Dom João destacou a vida do missionário como um verdadeiro dom de Deus e um exemplo de entrega total ao Evangelho. Ele relembrou o papel fundamental de Monsenhor Link na formação de vocações presbiterais e na fundação de diversas comunidades e obras sociais, cujos frutos ainda são visíveis.

Fiéis e amigos expressaram sua gratidão ao sacerdote falecido. Foto: Pascom Santa Rita

Dom João enfatizou que a vida do Monsenhor foi uma contínua preparação para a eternidade, à semelhança de Cristo, que veio ao mundo para preparar-nos um lugar. Ao mesmo tempo, exortou os presentes a assumirem o legado missionário deixado por ele, numa Igreja que agora precisa ser também “em saída”.

Missa de Sétimo Dia

A Missa de Sétimo Dia será celebrada no dia 7 de agosto, às 20h, na Paróquia Santa Rita de Cássia (Av. Inocêncio Seráfico, 3850), onde amigos, fiéis e membros das comunidades fundadas por ele são esperados para mais um momento de oração e gratidão.

A Diocese de Osasco prestou sua homenagem a Monsenhor Paulo Link . Assista ao vídeo:

Um legado missionário

Monsenhor Paulo Link chegou ao Brasil em 1971 como missionário e celebrou sua primeira missa na Capela São Paulo Apóstolo, em Carapicuíba. Foi o primeiro pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, além de servir como pároco nas paróquias São Lucas Evangelista e Nossa Senhora das Graças. Fundou diversas comunidades e teve papel essencial na criação e desenvolvimento da Comunidade Kolping Vila Dirce, tornando-se uma referência no Movimento Kolping no Brasil e na América Latina.

Em 2015, celebrou o Jubileu de Ouro Sacerdotal, e em 2024, mesmo com a saúde debilitada, ainda participou das homenagens pelos seus 59 anos de missão, ocasião em que recebeu o carinho e as orações de fiéis, amigos e familiares.

A partida de Monsenhor Paulo Link deixa um profundo sentimento de gratidão em toda a diocese. Sua vida foi um verdadeiro testemunho do Evangelho, vivida com simplicidade, coragem missionária e amor incondicional pela Igreja e pelos pobres.

Leia também: Falece Monsenhor Paulo Link, “o grande apóstolo de Carapicuíba”

Meire Elaine – Comunicação Diocesana

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Diocesanas, Notícias

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025