>
>
Em destaque: Paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo

Em destaque: Paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo

  Em 1920 o Sr. Zacarias Antônio da Silva (NHÔ ZACA) e sua esposa, Sra. Rosalina, compraram um sítio de

Foto da Catedral

 

Em 1920 o Sr. Zacarias Antônio da Silva (NHÔ ZACA) e sua esposa, Sra. Rosalina, compraram um sítio de 60 alqueires, na região onde hoje é o bairro Portão. Diziam os antigos que o nome “Bairro do Portão” foi dado devido existir, muito antigamente, uma porteira onde os viajantes entravam e paravam para descansar, este portão ficava mais ou menos onde hoje é o Extra Supermercados.

Quando lotearam as áreas que ficavam dos dois lados da estrada, o casal Sr. Zacarias e Rosalina escolheram um dos melhores e mais altos terrenos de seu loteamento e doaram para construção da capela. Como era um casal muito devoto de Santo Antônio, pediram ao Padre Miguel, então vigário de Cotia, que quando a igreja fosse inaugurada levasse o nome de Santo Antônio. O padre fez o pedido à Cúria de São Paulo e foi autorizado. Então, foi colocada a pedra fundamental no terreno, pelo padre Miguel e o Sr. Zacarias. A partir daí, foram sendo realizadas várias quermesses para arrecadar recursos para construção da Capela.

Em 1952, o Sr. Carlos Luigi Massafelli pediu ao Sr. Antônio Martinez, desenhista recém-chegado da Espanha, para que fizesse o projeto de Construção e Arquitetura da igreja. O Sr. Martinez, com auxílio do topógrafo Sr. Oswaldo Maria, executou o projeto e acompanhou toda a obra, sendo este o seu primeiro projeto no Brasil. Devido ao projetista ser espanhol, a igreja possui janelas no estilo colonial espanhol.

A construção da igreja foi iniciada em 1952, sendo coordenada e administrada pelo Padre José Portela, na época Vigário de Cotia; a conclusão da construção foi coordenada pelo Padre Luiz Martini Camargo. Segundo o Padre José, quando ele se afastou de Cotia para Petrópolis em 1954, a igreja já estava levantada e coberta, os pisos estavam no local, porém não colocados. Padre José e Padre Luiz tiveram participações muito ativas nas quermesses, saindo para diversos lugares pedindo e conseguindo muitas prendas.

O construtor da igreja desde seu alicerce até a torre foi o Sr. Carlos Luigi Massafelli, tendo como ajudante de pedreiro o Sr. Domingos, pai do padre Luiz Antônio Sochiarelli (ex-pároco da Matriz Nossa Senhora de Monte Serrat). Além deste, o Sr. Carlos contou com a ajuda de muitos outros.

Os filhos de Nhô Zaca, Mário Silva e Luiz Silva, doaram os tijolos para a construção; o Sr. Mario, na época, tinha uma olaria. A Sra. Florisa Lemos Leite, que ainda mora em Cotia, doou os pisos, de mosaico branco e preto, que existem até hoje. As Sras. Maria Salete Pereira e Bela fizeram uma campanha vendendo rifas, na qual conseguiram comprar uma parte dos bancos e vitrôs e o restante foi doado por algumas famílias.

O Sr. Carlos Wolmer Massafelli, ainda morador do bairro, foi quem desenhou o projeto da cruz que temos na torre da igreja e seu irmão, Sr. Vasco Massafelli, já falecido, a confeccionou em sua fábrica de brinquedos. Os Srs. Carlos e Vasco são filhos do construtor da igreja Sr. Carlo Luigi, sendo que esta foi sua última construção, pois logo após foi acometido de uma doença que o deixou cego.

O nome “IGREJA SANTO ANTÔNIO” permaneceu até 09 de fevereiro de 2003, quando se tornou Paróquia. Como já existia a Paróquia Santo Antônio no bairro da Granja Viana, foi acrescentado como padroeira “Nossa Senhora do Carmo”, em homenagem às Irmãs Carmelitas que vivem no Carmelo em Cotia, passando então a se chamar “PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO E NOSSA SENHORA DO CARMO”.

Em 13 de junho de 2006, celebramos, com muita alegria, o jubileu de ouro (50 anos) de construção e inauguração da nossa igreja.

A paróquia teve como 1° Pároco o Padre Flávio Soares Lopes, que muito fez pela Paróquia e por todas as comunidades. Com seu carisma e sua maneira simpática de administrar, conseguiu montar várias equipes de trabalho, as quais tiveram muita importância para o crescimento desta igreja. Padre Flávio permaneceu na paróquia até fevereiro de 2009.

Em 20 de fevereiro de 2009, o Padre Gilmar Raimundo de Santana tomou posse como o 2º Pároco de nossa Paróquia, dando continuidade a alguns trabalhos já iniciados por Padre Flávio, como as reformas e melhorias no prédio da Igreja. Dentro destas reformas podemos destacar a reforma do altar, que foi consagrado em 08 de fevereiro de 2009 a Santo Antônio e Santo Antônio de Santa Galvão por Dom Ercílio Turco, bispo da Diocese de Osasco. Além disso, Padre Gilmar também vem realizado outras atividades e trabalhos em nossa Paróquia.

Depois de se tornar Paróquia, a igreja cresceu muito; hoje temos muitas pastorais, duas comunidades do Caminho Neocatecumenal, movimentos e mais quatro comunidades que fazem parte dela. Todas estas pastorais e movimentos colaboram muito, com seu serviço a Deus, para o crescimento e o anúncio da palavra de Deus.

Da paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo desmembrou a Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jardim Coimbra, na cidade de Cotia. Atualmente, a paróquia é composta por cinco comunidades: Matriz Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo, Bom Pastor, Sagrada Família, São Francisco de Assis e São Judas Tadeu.

 

Diácono Carlos Augusto Andrade

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

BIO, Diocesanas, Notícias

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025