>
>
>
Quinze seminaristas da Diocese de Osasco são instituídos para os Ministérios de Leitor e Acólito no mês das vocações

Quinze seminaristas da Diocese de Osasco são instituídos para os Ministérios de Leitor e Acólito no mês das vocações

Solenidade aconteceu durante a 16ª edição do ComVocação, que também celebrou a Assunção de Nossa Senhora No último dia 18

Foto da Catedral

Solenidade aconteceu durante a 16ª edição do ComVocação, que também celebrou a Assunção de Nossa Senhora  

No último dia 18 de agosto, na Concha Acústica da FITO, quinze seminaristas da Diocese de Osasco foram instituídos para os Ministérios de Leitor e Acólito durante solenidade de Assunção de Nossa Senhora, celebrada em meio à 16ª edição do ComVocação.

 

Seminaristas instituídos leitores. Crédito: Ir. Leticia Perez

Ministrada pelo bispo Dom João Bosco, e reforçando a importância das vocações para a Igreja Católica, a Santa Missa da Instituição dos seminaristas reacendeu a necessidade do serviço ao Senhor, tanto no Santo Altar, para que haja a partilha do pão da vida com os irmãos, quanto para a disseminação da Palavra de Deus para toda a comunidade que anseia por conhecer e ter intimidade com Jesus por meio de sua Palavra de caridade, esperança e fé.

Dividida em duas partes, o rito foi iniciado com a benção dos servos escolhidos para o Ministério de Leitor. Dom João Bosco instituiu cada um dos seminaristas, individualmente, dizendo: “recebe este livro da Palavra, da Sagrada Escritura e transmite, com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas”.

Os doze seminaristas instituídos para o Ministério de Leitor foram Douglas Oliveira, Francisco Oliveira, Jefferson Almeida, Jonathan Ferreira, Juliano Oliveira, Kennedy Santos, Lucas Santos, Marco Andrade, Robison Fernandes, Rogério Ramos, Samuel Netto e Tiago Teixeira. Aos leitores compete realizar as leituras da Sagrada Escritura (exceto o Evangelho), e propor as intenções da oração universal. Na falta do salmista, cabe a este ministro recitar o salmo.

Em sequência, foram acolhidos os seminaristas para o Ministério dos Acólitos, um a um, sob a seguinte benção do bispo: “recebe o pão para a celebração da eucaristia e procede de tal modo que possas servir dignamente à mesa do Senhor e da Sua Igreja”. Para este Ministério foram recebidos os seminaristas Eder Rodrigues, Rafael dos Santos e Vinicius da Silva. Os ministros acólitos têm como função o serviço ao altar e auxílio do sacerdote ou diácono. A preparação do altar, dos vasos sagrados e, se necessária, a distribuição da Santa Eucarística são algumas das atribuições desses seminaristas, que ainda desempenham funções próprias ao longo da celebração.

Seminaristas instituídos acólitos. Crédito: Ir. Leticia Perez

Sendo ação do próprio Cristo em nossa Igreja, a Celebração Eucarística pertence a todo seu corpo, bem como o manifesta e o afeta diretamente. Por esse motivo, cada participante da Santa Missa tem o dever de agir como comunidade, pensando no bem e na partilha, e manifestando a caridade por meio de todos os ritos litúrgicos, a fim de que todos os membros da Igreja sejam um só corpo – seja por meio da leitura da Palavra de Deus, ou por meio das orações e cantos. Ou, ainda, na oferta do sacrifício e na comum participação da mesa do Senhor. Por isso, glorifiquemos a Deus pela ordenação desses seminaristas, uma vez que eles aceitaram servir, com alegria, o povo de Deus.

 

Érica Gonçalves – Colaboradora BIO

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025