>
>
>
Seminarista Rafael Delanhese é premiado pela PUC SP

Seminarista Rafael Delanhese é premiado pela PUC SP

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) está na sua 31ª edição, e costuma premiar os melhores

Foto da Catedral

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) está na sua 31ª edição, e costuma premiar os melhores trabalhos de Iniciação Científica. Além disso, o trabalho contribui, não obstante, nos estudos teológicos e, consequentemente, com a Igreja no Brasil. 

No dia 13 de abril de 2023 o seminarista Rafael Delanhese da Diocese de Osasco, recebeu uma notaria premiação da PIBID, com a pesquisa científica: O LAVA-PÉS (Jo 13,1-20) E OS RITOS DE PURIFICAÇÃO DOS ESSÊNIOS, tendo por orientador o prof. Dr. Pe. Gilvan Leite de Araújo.

O PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

“Que Deus abençoe nossos estudantes de Teologia e nossa Diocese de Osasco”, escreveu padre Vagner Moraes – Reitor da Teologia.

Rafael está cursando o 4° ano de Teologia (etapa da Configuração)

O relato do gesto-sinal do lava-pés presente na perícope Jo 13, 1-20, trata-se de um dos relatos mais conhecidos de todo o Evangelho e que tem recebido bastante atenção por parte dos exegetas. Tendo em vista que hoje sabemos a partir de estudos historiográficos que a Última Ceia se sucedeu no bairro dos essênios, a presente pesquisa procurou novos horizontes para a interpretação do gesto-sinal do lava-pés a partir do estudo dos ritos de purificação dos essênios conforme descritos nos manuscritos do mar morto, visando identificar possíveis influências dos ritos de purificação essênios no gesto-sinal do lava-pés. A pesquisa foi desenvolvida por um trabalho de pesquisas bibliográficas, onde buscou-se comentadores do evangelho segundo João a fim de se aprofundar nos estudos exegéticos da perícope, e buscou-se também estudos referentes a comunidade dos essênios e seus ritos de purificação. Dos ritos analisados, o que mais se aproximou do lava-pés foi o rito de purificação antes das refeições. Embora não seja possível afirmar que o gesto-sinal do lava-pés é uma reprodução deste rito, dado a diferença no modo como se dá o uso da água: no rito dos essênios tratava-se de um verdadeiro banho, enquanto no lava-pés tratava-se apenas de se lavar os pés, contudo essa diferença não exclui a possibilidade de haver no gesto de Jesus uma alusão a estes ritos de purificação. Considerar que o gesto-sinal do lava-pés se tratava de um rito de purificação semelhante ao praticado pelos essênios antes das refeições sagradas, amplia as  possibilidades de significação deste gesto, pois ao considerá-lo como um rito de purificação, pode-se atribuir a ele também a função de indicar que a Ceia de Jesus com seus discípulos não se tratava apenas de uma refeição comum, mas de uma refeição sagrada.

 

Aclamação do seminarista Rafael e Dr. Pe. Gilvan Leite, durante premiação:

 

Fonte: Seminário Diocesano São José

 

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Diocesanas, Notícias, Região São Roque, Regionais

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025