>
>
>
D. João participa do lançamento da pedra fundamental do novo Santuário Frei Galvão

D. João participa do lançamento da pedra fundamental do novo Santuário Frei Galvão

Cardeal Damasceno lança pedra fundamental de Santuário dedicado a Frei Galvão Segundo o purpurado, a ideia de criar um santuário

Foto da Catedral

Cardeal Damasceno lança pedra fundamental de Santuário dedicado a Frei Galvão

Segundo o purpurado, a ideia de criar um santuário dedicado ao primeiro santo brasileiro surgiu após a sua canonização, em 2007.

TV Web Frei Galvão
Na manhã do último sábado, 5 de junho, o Arcebispo Emérito de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidiu uma Santa Missa seguida pela bênção do terreno no qual será erguido o novo Santuário dedicado a Frei Galvão.Além do purpurado, também estiveram presentes o reitor do Santuário, Frei Diego Melo; o Ministro Provincial, Frei César Külkamp; o Bispo Diocesano de Osasco, Dom João Bosco; o vice-presidente da Canção Nova, Padre Wagner Ferreira da Silva; o reitor do Santuário Nacional, Padre Carlos Eduardo Catalfo; entre outros religiosos, religiosas, seminaristas e fiéis.

 

História da criação do Santuário dedicado a Frei Galvão

O Cardeal Damasceno manifestou sua alegria por retornar a Guaratinguetá, região na qual visitou inúmeras vezes como Arcebispo de Aparecida entre os anos 2004 e 2016. Ressaltando ser um dia histórico para a Arquidiocese de Aparecida e para a cidade de Guaratinguetá, pois foram iniciadas as obras do Santuário “dedicado a um filho desta terra, o primeiro brasileiro a ser declarado Santo”.Em seguida explicou que a ideia de criação de um santuário dedicado a Frei Galvão surgiu após a sua canonização, em 2007. No dia 8 de dezembro de 2010, a Arquidiocese de Aparecida decidiu erigir um Santuário em homenagem ao santo. A Igreja no Jardim do Vale, dedicada a São José e a Frei Galvão, passou a ser dedicada ao segundo padroeiro, como uma forma de “homenagear o primeiro santo brasileiro, o filho mais ilustre de Guaratinguetá e uma maneira de perpetuar a sua memória e difundir o seu culto”.O momento mais aguardado da cerimônia foi o lançamento da pedra fundamental, que é considerado um marco histórico do início da construção do novo Santuário. O ato foi simbolizado através do plantio de 20 mudas de árvores, que foram regadas com água recolhida das nascentes e abençoadas pelo Cardeal Damasceno.

TV Web Frei Galvão

Projeto do Novo Santuário de Frei Galvão

A Prefeitura de Guaratinguetá aprovou, no dia 14 de junho de 2018, o projeto do novo Santuário Frei Galvão, que contempla uma área de construção de 52.016,42 mil m². Neste espaço se reunirão a Igreja com capacidade para 3 mil fiéis, as Capelas devocionais (do Santíssimo, de São José e de Confissões), a Praça de Celebrações, com capacidade para 10 mil fiéis, o Monumento de Frei Galvão (com 28 metros de altura), o Mirante que poderá receber até 70 fiéis, o Centro de Memória e Cultura (com auditório, exposições e livraria), estacionamentos e área administrativa. (EPC)

 

Fonte: gaudiumpress

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025