>
>
>
Diocese de Osasco celebra Ordenação Diaconal de quatro seminaristas

Diocese de Osasco celebra Ordenação Diaconal de quatro seminaristas

Na manhã do dia 16 de novembro, a Catedral Santo Antônio, localizada em Osasco, acolheu a Solene Celebração Eucarística, presidida

Foto da Catedral
Após anos de discernimento e oração, os seminaristas Augusto, Danilo, Lucas e Rafael (da esq. para dir.), deram mais um passo importante em sua vocação. Foto: Iolanda Cavalcante | Pascom Diocesana.

Na manhã do dia 16 de novembro, a Catedral Santo Antônio, localizada em Osasco, acolheu a Solene Celebração Eucarística, presidida por Dom João Bosco, OFM, bispo diocesano, na qual os seminaristas Augusto da Silva Barbosa, Danilo Martins da Silva, Lucas Honório da Cunha e Rafael Delanhese foram ordenados diáconos, assumindo o ministério do serviço na Igreja.

Antes do início da Santa Missa, no Salão de Atos da Cúria, os seminaristas realizaram o Juramento de Fidelidade e a Profissão de Fé diante do bispo, reafirmando o compromisso com a fé da Igreja e a dedicação em exercer, em comunhão com o bispo diocesano, as responsabilidades do ministério recebido.

A cerimônia da ordenação marcada por momentos ricos em significado, iniciou-se com a Eleição dos Candidatos, após a proclamação do Evangelho, quando os seminaristas foram apresentados à Igreja como dignos do Ministério. Na homilia, Dom João refletiu sobre o diaconato como um ministério voltado ao serviço, destacando que, embora seja a missão de todos os cristãos, servir exige aprendizado e dedicação diária.

“Embora tenhamos como modelo Jesus Cristo, o Senhor do Universo que veio para ser servo, e não para ser servido, mesmo assim, que aprendizado difícil!”, exclamou o bispo.

Ele sublinhou a necessidade da formação permanente para fortalecer a vocação que, e relembrou ainda que desde os primeiros tempos da Igreja, os diáconos eram escolhidos para servir à mesa dos pobres. Dom João encerrou a homilia aconselhando os novos diáconos a seguirem fielmente seus lemas ministeriais, como fonte de inspiração para a missão, pois no lema escolhido reside a essência do chamado.

Juramento de Fidelidade e a Profissão de fé dos ordenandos. Foto: Sandro – Pascom Regional de São Roque

Após a homilia, o rito de ordenação prosseguiu com o Propósito dos Eleitos, a Imposição das Mãos e Preces de Ordenação. Em seguida, os novos diáconos foram revestidos com a estola e a dalmática, símbolos do Ministério. Receberam das mãos de Dom João o Livro dos Evangelhos, que recorda a missão de proclamar a Palavra de Deus, e por fim, foram acolhidos no clero da Diocese de Osasco.

Ao término da celebração, o neo-diácono Rafael Delanhese, em nome dos quatro ordenados, dirigiu as palavras de agradecimentos, expressando gratidão a Deus, ao bispo, aos formadores, familiares e comunidades que os acompanharam nesta caminhada vocacional.

Os neo-diáconos iniciam agora a etapa final de sua preparação para o presbiterado. Que eles sigam firmes na missão de servir a Santa Igreja, por meio do povo de Deus.

 

Meire Elaine – Comunicação Diocesana
Confira o álbum: Ordenação Diaconal 2024

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Diocesanas, Eventos, Notícias

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025