>
>
>
Diocese se despede de Dom Ercílio Turco

Diocese se despede de Dom Ercílio Turco

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4,7) A quarta-feira, dia 30 de outubro, amanheceu

Foto da Catedral

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4,7)

A quarta-feira, dia 30 de outubro, amanheceu mais triste. Foi o dia que D. Ercílio Turco, bispo emérito da Diocese de Osasco foi para os braços do Pai, às 2h35 da manhã no Hospital da Luz, Município de São Paulo, mas o sol da manhã brindou o brilho da esperança da Ressurreição e um coração apertado pela saudade dos que ficaram, seu rebanho.

“Em tudo o que ele fez, ele sempre deixava o toque de Deus”, disse Irmã Letícia, secretaria do bispo.

Dom Ercílio, com 81 anos, lutava contra um câncer e estava internado desde o dia 19 de outubro de 2019. A Igreja Particular de Osasco se reuniu em oração e súplicas, e a vontade do Pai foi realizada. Grande incentivador as vocações, deu testemunho de fé e amor “De fato, a missão do nosso bispo emérito se cumpriu, quando ele nos apontou o caminho do céu”, disse o Seminarista Vinícius, do Seminário São José.

O corpo de Dom Ercílio chegou à Catedral por volta das 10h45 do dia 30

O velório aconteceu dentro da Catedral Santo Antônio, sede diocesana, em que tantas vezes o bispo emérito celebrou suas missas. Ao todo foram celebradas doze missas em sufrágio a sua alma, simbolizando os doze anos de seu governo como bispo de Osasco. A primeira missa celebrada por Dom João Bosco, bispo diocesano e a última celebração exequial, realizada às 10h da manhã do dia 31, foi presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e teve a presença dos bispos do Regional Sul 1 da CNBB, do prefeito Rogério Lins e do vereador Rogério Santos. Em seguida o corpo foi sepultado na Cripta da Catedral, em companhia ao primeiro bispo diocesano, Dom Francisco Manuel Vieira, falecido em 2013.

A CNBB manifestou o seu pesar “Dom Ercílio se destacou pela preocupação com a formação teológica e pastoral dos agentes leigos e leigas, criando três Escolas Diocesanas. Com o povo de Osasco, louvamos a Deus por tantos frutos de sua atuação no decorrer dos 12 anos de pastoreio na diocese” diz a nota.

 

Brasão Dom Ercílio Turco

– Escudo: Com campo de ouro (amarelo), parte superior em chefe vermelho, carregado do Espírito Santo em branco. Pala azul com sobrepostos do Evangelho em branco e símbolo do Cristo em ouro (amarelo).
– Insígnias Episcopais: O chapéu com borlas pendentes de cor verde, e a cruz pastoral em ouro (amarelo).
– Lema: “Evangelium dei Evangelizare” (2Cor 11, 7), “Anunciar o Evangelho de Deus”, em preto sobre listel branco.
– Simbolismo: A ideia central do escudo é o Evangelho anunciado como proposta de Deus para a salvação do mundo.
– O Evangelho de Deus é o próprio Jesus Cristo, palavra eterna, que fala aos homens de todos os tempos a mensagem do amor fraterno.
Maria (cor azul), por meio de quem a palavra se encarnou, é Mãe da Igreja, nos ajuda a viver a palavra de vida.
O Espírito continua a fecundar com sua sombra a Igreja (cor amarela), para que entregue ao mundo o Evangelho de Cristo.

Tinha reta intenção de estar atento às inspirações do Espírito, na plena fidelidade a Igreja e ao Santo Padre (cor amarela) anunciar o Evangelho, a Boa Nova de Jesus, para que o mundo encontre na comunhão com Deus e os irmãos a salvação.

‘A Diocese de Osasco agradece a Deus pelo Ministério Episcopal de Dom Ercílio colocado a serviço da Santa Igreja e do povo de Deus’

 

Carolina Gonzaga – Pascom Diocesana

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025