
A festa do padroeiro da Diocese, da Catedral e do município de Osasco, aconteceu na última sexta-feira, dia 13 de junho, e reuniu o clero diocesano, religiosos, o Seminário São José e milhares de fiéis participaram das celebrações em louvor a Santo Antônio. Na missa diocesana, às 10h, presidida pelo bispo diocesano, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, concelebrada pelo pároco da Catedral e vigário geral da diocese, e pelos vigários da Catedral padres Adriano Oliveira, Vinícius Soares e Matheus Magalhães, o bispo recordou o exemplo de Santo Antônio como um modelo de evangelização para o período atual.
Além da missa das 10h, a programação incluiu bênção e distribuição de pães, bênção do bolo, procissão, show pirotécnico, e mais três horários de missas para os devotos de Santo Antônio. Monsenhor Claudemir presidiu a missa das 15h, que contou também com a presença do vigário paroquial, padre Marcos Martiniano, e foi seguida da tradicional procissão pelas ruas da cidade.
Durante a Festa de Santo Antônio, foram distribuídos mais de 5 mil pães abençoados e vendidos cerca de 6 mil pedaços do bolo de Santo Antônio. Toda a arrecadação será destinada à construção da Catedral de Santo Antônio, saiba como você pode contribuir aqui.

Chamado ao Anúncio do Evangelho
Na homilia, o bispo enfatizou a importância de voltar às origens do evangelho, ao chamado de Jesus para anunciar a todos a verdade da fé. Ele lembrou que Santo Antônio atendeu a esse chamado de forma simples e despojada, compartilhando o evangelho tanto pelo exemplo de vida quanto pelas palavras.
“Em nosso tempo como é importante a gente, através dessas grandes figuras no decorrer da história da pregação do evangelho, voltarmos sempre de novo àquela origem forte e segura que o próprio Senhor imprimiu desde o início na sua Igreja.”
Ainda na reflexão, ele relacionou o período vivido pelo santo às dificuldades do mundo de hoje. Segundo ele, o modelo de Santo Antônio revela uma saída para a violência, a desigualdade e a falta de valores compartilhados.

Simplicidade como caminho
Com simplicidade, o bispo lembrou que o caminho iniciado pelo santo revela a eficácia do evangelho na transformação da realidade. “Santo Antônio se pôs a caminho… a sandália e o hábito franciscano mostrando que ele era consagrado ao Senhor”, disse.
Dom João apontou o despojamento e serviço ao próximo como caminho para vencer um mundo marcado também pelo conflito, pelo autoritarismo e pelo afastamento de valores cristãos. E relembrou que Santo Antônio, sendo ele um franciscano formado na tradição de Santo Agostinho, revela como a Igreja deve permanecer fiel às suas origens para dar uma resposta de fé e esperança às dificuldades do presente.
Ele também enfatizou que o próprio Papa Francisco, apesar de jesuíta, revela uma alma franciscana, compartilhando o estilo de vida de São Francisco e Santo Antônio.
Compromisso de Construir a Paz
Por fim, o bispo exortou a todos a serem, como o próprio Santo Antônio, construtores da paz, compartilhando o evangelho pelo próprio estilo de vida, com simplicidade, amor e disposição para o serviço.
“… é tudo que nós pedimos e Santo Antônio, que nos ajude a construir, sabendo que nós somos hoje aqueles que são chamados pelo Senhor para sair pelo mundo construindo a paz. Amém”, concluiu.

Grande Quermesse da Catedral de Santo Antônio
As comemorações do padroeiro tiveram início no dia 01 de junho com a Trezena de Santo Antônio na Igreja Provisória. As comemorações seguem até o dia 29 de junho, com a quermesse da Catedral de Santo Antônio, aos sábados das 11h30 às 22h e aos domingos e feriados das 10h às 22h.
Neste ano, em virtude da construção da Nova Catedral, o acesso ao local será pelo corredor lateral do estacionamento, localizado na Rua Dom Ercílio Turco, 60 – Vila Osasco.
Meire Elaine – Comunicação Diocesana
Veja mais fotos: Festa de Santo Antônio | 2025