>
>
>
Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

Com pesar comunicamos o falecimento da Irmã Mary Donzellini, MJC – Instituto das Missionárias de Jesus Crucificado. Pela realidade que

Foto da Catedral

Com pesar comunicamos o falecimento da Irmã Mary Donzellini, MJC – Instituto das Missionárias de Jesus Crucificado.

Pela realidade que estamos vivendo a congregação comunicou que não haverá velório. Elevemos nossas orações pelo eterno descanso da Ir. Mary, que o Pai a acolha e a recompense por todo o trabalho realizado na evangelização, especialmente na catequese.

A Diocese de Osasco a recordará com carinho e gratidão pelos primórdios do trabalho de evangelização.

Manifestamos nossa comunhão, carinho, solidariedade às Missionárias de Jesus Crucificado.
.
.

* Biografia

Mary Donzellini Nascida em 02/01/1929 na cidade de Ibirapuã, município do Estado da Bahia.

Em 1947 com 18 anos ingressou na Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado. Seu carisma a Paixão do Senhor.

Participou da Paróquia São Domingos, o pregador e antes de ir para casa de repouso em Campo Limpo atuava junto com as lideranças da Comunidade Santa Maria Goretti, num trabalho social e de voluntariado chamado AME (Associação das Missionárias Externas), estes externos eram os leigos que contribuíam no trabalho social com elas da Congregação.

Fez faculdade de Ciências e Estudos Sociais e Teologia Bíblica, encerrando em 1980.

1980 – Chegou em Osasco trazendo como grande contribuição o trabalho Catequético e todo um acervo de sua autoria publicados pela Editora Paulus.

Seus livros Catequéticos organizados e numerados em cadernos Catequéticos e foram um grande contributo para o desenvolvimento da Catequese em Osasco na época que ainda éramos Região Episcopal Oeste 2.

Com a criação e instalação da Diocese de Osasco em 1989, tendo como primeiro bispo dom Francisco Manuel Vieira ela trabalhou em conjunto com a organização pastoral da Diocese estruturando as atividades Catequéticas com formações diversas para catequistas em nível diocesano e no espaço de encontro chamado Centro Catequético Diocesano (CECAD).

Neste espaço todas as regiões pastorais de nossa Diocese foram beneficiadas com seus ensinamentos e também pela equipe diocesana de formação que ela organizou.

Trabalhou-se muito o documento da CNBB n. 26 (1983) – “Catequese Renovada” e o Diretório Nacional de Catequese, documento 84 da CNBB, estes documentos nortearam toda ação Catequética da nossa Diocese em conjunto com tantos outros subsídios, encontros, Congressos Diocesanos Catequéticos.

O objetivo do trabalho Catequético trazido por irmã Mary Donzellini sempre foi o de apresentar a natureza e a finalidade da catequese, traçar os critérios de ação catequética, orientar, coordenar e estimular a atividade catequética nas diversas regiões. Estabelecer princípios bíblico-teológicos para promover e impulsionar a renovação da mentalidade catequética; orientar o planejamento e a realização da atividade catequética; coordenar as diversas iniciativas catequéticas; estimular e articular a ação catequética com as outras dimensões da pastoral.

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025