>
>
>
Nota Oficial – Quarta-feira de Cinzas

Nota Oficial – Quarta-feira de Cinzas

Prezados irmãos do clero, lideranças leigas e comunidades Que o Deus da Paz nos ajude a construir a paz que

Foto da Catedral

Prezados irmãos do clero, lideranças leigas e comunidades

Que o Deus da Paz nos ajude a construir a paz que necessitamos!

Atendendo pedido expresso do Papa Francisco, convidamos a todos para que, amanhã, Quarta Feira de Cinzas, início da Quaresma e dia de jejum e abstinência, façamos um dia especial de oração e jejum pela paz. Nesta hora trágica nossa oração e jejum sejam apresentados a Deus especialmente pelo povo da Ucrânia, e também da maior parte do povo russo que também já está se manifestando contra a insanidade de Putin, seu presidente, e de muitos oligarcas que o apoiam, sem levar em conta os sofrimentos de seu próprio povo, dos cidadãos ucranianos e do mundo.

Ouçamos o Papa: “Calem-se as armas! Quem faz a guerra esquece a humanidade.” (Oração do Angelus, 27.02.2022)

Toda pessoa que nestas situações se diz neutra, está à favor do agressor, daquele que toma a iniciativa da violência e da guerra, portanto, participa do sangue derramado, da lágrima caída ou dos machucados e feridas de quem sofreu a agressão.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), referindo-se à invasão e agressão da Rússia à Ucrânia se pronunciou dizendo: “A guerra é expressão máxima do ódio, independentemente das dimensões do conflito. A invasão da Rússia à Ucrânia é sinal do fracasso humano na construção da paz”. Ele nos exorta: “A nossa oração e a nossa fé nos mantenham firmes no compromisso com a Paz”.

Continua o Papa Francisco: “Com o coração partido por tudo o que acontece na Ucrânia, peço para que não esqueçamos a guerra em outras partes do mundo, como Iêmen, Síria, Etiópia. “Repito: Calem-se as armas! Deus está com os operadores da paz, não com aqueles que usam a violência”.

O Papa renovou o convite para viver, no dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, um dia de oração e jejum pela paz: “um dia para estar perto dos sofrimentos do povo ucraniano, sentir que somos todos irmãos e implorar a Deus pelo fim da guerra”.

 

Dom João Bosco, ofm
Bispo de Osasco.

Compartilhe

Outras Notícias

Diocesanas

Comunicados Oficiais, Diocesanas, Notícias

Giro Regional

Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Ibiúna, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Carapicuiba, Regionais
Diocesanas, Jubileu 2025, Notícias, Região Cotia, Regionais

Notícias relacionadas

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025

RCO - Programas

05 de novembro de 2025