Teve início nesta quarta-feira, 25 de junho, o Jubileu dos Presbíteros do Brasil em Roma, realizado no Pontifício Colégio Pio Brasileiro como parte do calendário do Ano Jubilar 2025.
Representando a Diocese de Osasco, participam do encontro os padres Diego Martins, Edileis Araújo, Eduardo Sobrinho, Vinícius Soares e Vagner Moraes.
A abertura contou com um momento de acolhida na Piazza San Giovanni in Laterano, seguido pela celebração da Santa Missa no Colégio Pio Brasileiro, presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). A celebração reuniu padres de diversas regiões do país em um momento de unidade e ação de graças pelo ministério sacerdotal.
A programação se estendeu até a sexta-feira, dia 27, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
Na quinta-feira, 26, os padres participaram da peregrinação à Porta Santa, com a possibilidade de receber o Sacramento da Reconciliação nas igrejas jubilares. À noite, às 19h, foi realizada uma Vigília Vocacional na Praça de São Pedro, com a presença de bispos, seminaristas e presbíteros.
O Jubileu foi encerrado na sexta-feira com a Santa Missa na Praça de São Pedro, às 9h30 local, ocasião em que o Papa Leão XIV ordenou 32 novos sacerdotes.
Promovido pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), o Jubileu, no Colégio Pio Brasileiro, teve como objetivo fortalecer a fraternidade entre os padres brasileiros e proporcionar dias de oração, convivência e comunhão no coração da Igreja.